Carta do Diretor

Um dos principais pontos que trabalhamos nos serviços de consultoria, é a qualidade da comunicação. Não essa rasa que a maioria pensa, e sim, a das informações que deveriam serem utilizadas com um “trajeto” ao objetivo.

Para isso, é necessário potencializar conhecimento técnico e comportamental simultaneamente.

Nossa legislação trabalhista aparece como o primeiro obstáculo e a maturidade do profissional brasileiro, vai na carona desse veículo desgovernado.

São mais de 20 anos vivenciando situações internas corriqueiras, em diversos ramos de negócio e portes de empresas. De um lado, empresas mal instruídas, e do outro, uma turminha desinteressada. Enquanto todos se apoiam nas suas individuais e respectivas razões, temos à vista um destino: a frustação.

Saber lidar com as próprias emoções é imperativo para a produtividade de qualquer negócio.

A importância da maturidade dentro de uma empresa se tornou fundamental, e não é de hoje. Desde 2020, as grandes empresas começaram a investir em profissionais com experiência em Saúde Mental, incorporando novas funções em seus negócios. Empresas que sempre direcionaram suas culturas à realização de metas, passaram à se preocupar com a saúde mental de seus colaboradores.

O modo como os funcionários lidam com a pressão externa, bem como a empatia e a escuta ativa no trabalho em equipe, é decisivo para a produtividade da empresa. Se os membros da equipe não conseguem lidar com suas próprias emoções e dilemas pessoais, como conseguirão lidar com as demandas empresariais que, geralmente, são mais exigentes?

Depois de mais de duas décadas de experiência, mais de 2 mil empresas atendidas e mais de 500 mil profissionais beneficiados pelos serviços de consultoria, resolvi elencar os temas mais comumente demandados em um programa de mentoria. Posso dizer sem sombra de dúvidas, que esse programa é 100% “uma consequência” das orientações dadas em todos esses anos, às principais e recorrentes dores e dilemas de qualquer ambiente corporativo.

Para contribuir com essa realidade empresarial nesse sentido, foi criado PRO.MIL – Programa de Mentoria Indispensável para Líderes. Desde a sua aplicação, apresentou-se como um divisor de águas na vida de cada líder e de sua respectiva equipe, e principalmente na performance do meio empresarial brasileiro.

Ele surgiu como uma resposta à baixa produtividade da mão de obra do Brasil em relação a outros países, e não menos relevante, como um instrumento indispensável na formação e reciclagem de líderes.

O PRO.MIL, fundamenta-se em duas percepções:

a) de que a legislação trabalhista nacional não se resume apenas num viés protecionista ao colaborador, mas é também um instrumento de promoção à disciplina e comprometimento;

b) de que os problemas laborais nascem do solo comum dos problemas individuais: a forma como cada um enxerga a si mesmo e a sua relação com o trabalho.

O PRO.MIL nasce da intuição de que, ao articular corretamente essas duas percepções, as empresas e profissionais alcançarão impactos e resultados significativos positivamente.

Em suma, o objetivo do programa é capacitar e tornar os profissionais de referência de qualquer negócio, líderes em geral, em instrumentos reais de fortalecimento da própria personalidade e dos membros de suas equipes, desenvolvendo pessoas mais maduras e produtivas.

O programa é um sóbrio remédio para curar a indisposição e a falta de comprometimento que reinam atualmente na atmosfera empresarial brasileira. Em oposição a essa realidade, surge uma solução como o PRO.MIL para confirmar o fato de que líderes preparados e capacitados são capazes de formar equipes maduras e produtivas de verdade.

Por,
Henrique Grolla Vido.

Contato

Escritórios de Negócios: